quinta-feira, 8 de junho de 2017

O Mundo dos Livros #2

Olá, olá!

Ultimamente ando com uma tendência nova: devorar livros. Há dias que leio 2 livros inteirinhos. Isso acontece especialmente quando vou trabalhar, devido ao tãoooo grande movimento que há lá.
Como tal, achei oportuno regressar com a minha série "O Mundo dos Livros".

Desta vez, trago-vos um dos livros clássicos do Nicholas Sparks.


Uma Vida ao Teu Lado, de Nicholas Sparks






Editora: ASA

1ª Edição: Setembro de 2013

Páginas: 448

Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5)











Resumo

Este enorme livro conta-nos duas histórias distintas: A de Luke e Sophia e a de Ira e Ruth.
Relativamente a Luke e Sophia: Dois jovens que se conheceram numa festa de montaria de touros. Sophia, uma universitária de 21 anos, estava a ser perseguida pelo seu ex-namorado e Luke, um montador de touros, ao ver a situação de longe, intervém. A partir deste momento, os encontros entre os dois jovens tornaram-se cada vez mais frequentes, onde puderam conhecer a vida de ambos e apaixonarem-se. Após tantas horas de conversa, Sophia percebe que Luke corre perigo ao montar os touros e que este o faz somente por obrigação, porque precisava dos prémios monetários que recebia das suas vitórias.
Por outro lado, Ira, um idoso de 91 anos, sofre um acidente rodoviário gravíssimo no meio de uma serra pouco movimentada. Enquanto tenta manter-se vivo e consciente, relembra a sua mulher, Ruth, que morrera há poucos anos. Para além disso, relembra também a história de amor que ambos viveram. Estas lembranças fizeram com que permanecesse consciente e que lutasse contra a sua morte.
É um livro com duas perspetivas diferentes relativamente ao amor e que conseguem cativar o suficiente para nunca mais conseguirmos parar de ler até vermos o fim do livro.


Apreciação Crítica

Antes de começar a ler o livro já sabia que ia adorar, visto que sou uma grande fã de Nicholas Sparks e dos seus romances "lamechas".
Mas, apesar das expectativas altas, conseguiu com que superassem e muito! De tal forma que se tornou o meu livro favorito.
As duas histórias simultâneas fazem com que a obra seja bastante fora do normal, visto que não é, de todo, as típicas histórias de amor que podemos encontrar nos livros, filmes e séries. Além disso, a visão do amor por pessoas de faixas etárias distintas consegue pôr o leitor a refletir sobre inúmeras coisas, um aspeto muito positivo que um livro pode ter.
Confesso que quase soltei umas lágrimas em determinadas partes do livro, o que é muito difícil acontecer-me.

Passagens Importantes

«Confia nas pessoas (...) até elas te darem um motivo para não confiares. E então não voltes a olhar para trás.», página 14.

Esta passagem foi a que mais me marcou de todas. Sempre confiei demasiado fácil nas pessoas e, de um momento para o outro, tornei-me uma pessoa com alguns problemas em conseguir confiar nos outros. Desta forma, a passagem conseguiu fazer-me refletir sobre o meu antigo e novo "eu". Além disso, foi um dos melhores conselhos que alguma vez recebi.


«Vai uma grande distância de pensar a considerar, e uma distância ainda maior de considerar e tentar.»

Se lermos a frase palavra a palavra percebemos que faz todo o sentido. Muitas vezes nós queremos fazer algo e apenas passa vagamente a ideia pela mente. Só que, tal com a passagem diz, há uma grande distância entre a passagem pela mente, a decisão de a fazermos e fazermos realmente. Mais uma grande verdade.


Filme

Um hábito que tenho após ler um livro é pesquisar e ver o filme do mesmo. E, infelizmente, foi o que fiz. Sim, infelizmente. Foi o filme que me deixou mais chateada e frustrada.
Eu sei que um filme é sempre diferente do livro, para ter a sua própria "marca".
Só que o filme deste livro parece uma nova história que decidiu ter só alguns pormenores da obra original. A história é contada toda ao contrário, há omissão de pormenores bastante importantes (como, por exemplo, a existência do ex-namorado da Sophia), há acontecimentos que não estão no livro, entre outras coisas.
Eu sei que fiquei chateada pelo facto de ter adorado o livro, mas não acho adequado alterarem a história por completo.



Em suma, Uma Vida ao Teu Lado foi o melhor livro que alguma vez li na vida e muito dificilmente vou encontrar um que o supere com facilidade. 

Espero que tenham gostado!
Vemo-nos em breve, beijinhos.




Sem comentários:

Enviar um comentário