domingo, 21 de maio de 2017

Por uma vida mais saudável #1

Olá, olá! 

São poucas as pessoas que sabem que um dos meus objetivos para 2017 é emagrecer. Não só porque não estou totalmente satisfeita com o meu corpo, mas também por causa da minha saúde.

Sempre fui uma pessoa bastante gulosa e isso facilmente se refletia em mim. Engordo com muita facilidade e, por isso, tenho alguma dificuldade em emagrecer. Para terem uma noção, há um ano atrás emagreci bastante (devido a uma dieta bastante rigorosa, por motivos de saúde) e numa semana que fui de férias recuperei o que perdi em longos meses.

Desta forma, comecei a refletir sobre alguns fatores que provocam este meu estilo de vida e cheguei à conclusão que não eram tão poucos quanto isso.


Mudanças Realizadas

Faz já duas semanas que comecei a minha mudança de hábitos, englobando alimentação e estilo de vida. É de se salientar que não sou uma entendedora nata neste assunto, muito pelo contrário. Por isso, alguns destes passos foram sugeridos por pessoas que já fizeram dieta e outros foram sugeridos pela minha médica de gastroenterologia.

1. Cortei nos doces e fast food. O primeiro passo para ser uma pessoa saudável é, sem dúvida, largar os doces e todas as comidas que são ricas em calorias. Eu cheguei a um ponto da minha vida que comia todos os santos dias algo que me fazia muito mal, desde chocolates, gomas, refrigerantes, fast food a batatas fritas. Foi, sem dúvida, o que me custou mais. Até porque depois do almoço sabe sempre bem aquele chocolatinho, certo?

2. Mais verde no prato. As minhas refeições começaram a ter parceiros fundamentais: vegetais. Saladas passaram a ser algo essencial na hora de comer.

3. Evitar hidratos de carbono à noite. Ao jantar evito ao máximo comer hidratos de carbono (massas, arroz, batatas e pão), acompanhando sempre a carne ou peixe com uma salada. Os hidratos de carbono, após as 18h, são um grande fator que nos faz engordar.

4. Refeições de 3 em 3 horas. Isto é um passo fundamental que eu já optei há imenso tempo devido a  ter uma gastrite crónica. Toda a gente já ouviu falar desta regra, eu sei, mas por que? O motivo é que é bastante importante. Quando nós passamos muitas horas sem comer ficamos com muita fome e temos tendência a devorar tudo o que nos aparece à frente, certo? Este é o problema. Comemos demasiado e, desta forma, transforma-se mais facilmente em gorduras. Se formos comendo ao longo do dia, pequenas quantidades, evitamos grandes problemas.

5. Comer peças de fruta SÓ a meio da manhã ou tarde. Desde pequenos que aprendemos que a fruta deve ser comida depois da refeição, como sobremesa. Mas, quando nos tornamos adultos, este passo sofre algumas alterações. Deve-se comer uma peça de fruta a meio da manhã ou a meio da tarde, visto que a fruta contém muito açúcar e nós queremos evitá-lo.

6. Rotação. Há vários alimentos que podemos comer a meio da manhã ou tarde e, desta forma, deve haver uma rotação no que escolhemos para comer. Devemos ir variando entre fruta, bolachas sem açúcar (integrais, por exemplo) e iogurte.

7. Pão? Só uma vez por dia. Há muita gente que come pão durante várias refeições. Errado. Deve-se comer pão somente uma vez por dia e evitar às refeições.



Para além destes passos, temos que combinar o exercício físico. Mas isso fica para um próximo post, onde vos conto a minha entrada no ginásio (O QUE? A TELMA NO GINÁSIO?????).


Espero que tenham gostado destas dicas.
Não percam esta minha aventura inédita.
Vemo-nos em breve. Beijinhos!


Sem comentários:

Enviar um comentário