sexta-feira, 31 de março de 2017

Vamos passear! #3

Olá, olá!

Hoje venho dar continuidade à série de descobertas por Portugal e não só, porque adoro alargar o meu conhecimento e, claro, passear.
Para recomeçar em grande vou-vos mostrar o local onde trabalho: a Fundação Calouste Gulbenkian.




Certamente que já sabem do que estou a falar, mas, para quem anda com a cabeça na lua, é um espaço aberto ao público destinado à fomentação do conhecimento, através das artes, ciência e educação.
É conhecida pelos seus lindíssimos jardins, mas também pelo museu (seja do colecionador como da coleção moderna). Além disso, dispõe de uma biblioteca de arte e, também, espetáculos musicais.


Eu decidi ir visitar a famosíssima exposição sobre Almada Negreiros (exposto até dia 5 de Junho).
É dividida em duas partes: a primeira na Galeria Principal e a segunda na Galeria do piso inferior da Sede. 


Podemos encontrar algumas obras lindíssimas como as seguintes.















Eu adorei a exposição. É bastante grande e muito diversificada. Tem obras deslumbrantes e a própria organização e divisão está muito bem conseguida.

A minha obra favorita é esta, visto que traduz muito bem o carinho partilhado entre a mãe e o filho. Para além disso, as formas e as sombras estão muito bem definidas. Mas o que me derreteu mais o coração foi, sem dúvida, o sentimento transmitido de ternura e cumplicidade.



Depois desta exposição fui visitar a exposição permanente do colecionador.
É uma coleção que abrange objetos de vários períodos e áreas: Arte Egípcia, Arte Greco-Romana, Arte Islâmica e do Extremo Oriente e, ainda, Pintura e Artes Decorativas Europeias.















A obra que mais gostei foi o azulejo, do século XV, pertencente à Arte do Oriente Islâmico.
Gostei especialmente das cores e por ser do mesmo género que as mandalas.


Para mais informações podem consultar o site da Fundação: https://gulbenkian.pt/.
Se querem uma motivação para visitar posso-vos dizer que todos os domingos, a partir das 14h, as entradas a TODAS as exposições são gratuitas.


Espero que tenham gostado e vemo-nos em breve!
Beijinhos!




2 comentários:

  1. Que vontade de lá ir!!! Obrigada pela partilha :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida um bom plano para um dia completamente diferente! Beijinhos!

      Eliminar